Há quem pense que boa postura significa apenas elegância e beleza.  O que queremos, é justamente mostrar às pessoas a relação existente entre boa postura e boa saúde.

Postura e saúde

Entenda como surge nossas alterações posturais:

          É preciso entender que nossa estrutura óssea é toda mantida por nossos músculos.  Sem os nossos músculos não seria possível manter nosso esqueleto de pé. Sendo assim, cada músculo específico do nosso corpo, se insere em pontos específicos de cada um dos nossos ossos. A contração de cada musculatura, então, puxa o osso na direção da contração, proporcionando o movimento. 

 

          Existe em nosso corpo, dois tipos de musculaturas. As musculaturas dinâmicas, são músculos requisitados apenas em movimentos específicos, e por isso tendem à atrofia e à flacidez, como é o caso da musculatura abdominal. E existem os musculos estáticos, que estão em constante contração, são ativos na maior parte do tempo e por isso tendem a serem encurtados, rígidos, tônicos e contraturados. Ora, podemos comparar o encurtamento com uma contração mantida. Se pensamos assim, é fácil entender que se o músculo está encurtado, ele tracionou o osso junto com ele, e o manteve ali nessa posição, ocasionando a alteração postural. Por ex.: se eu tenho um músculo responsável por trazer minha cabeça para frente, e ele encurta-se, então ele vai instalar a alteração postural de anteriorização da cabeça; se eu tenho um músculo que movimenta meu ombro para frente, e ele encurta-se, então ele vai instalar a alteração postural de ombros protusos; se eu tenho um músculo que diminui a curvatura da minha coluna lombar, e ele encurta-se, então ele irá instalar a alteração postural de retificação lombar.

A musculatura posterior do quadril, puxa a pelve para trás e para baixo, diminuindo a curvatura lombar e fixando a retificação lombar.

A descentralização da articulação, prejudica a distribuição das cargas, causando hiperpressão em um ponto específico, o que leva ao desgaste da cartilagem articular e contribui para o desenvolvimento da artrose.

Artigos sobre postura:

Quando a postura influencia na saúde:

          Quando as alterações posturais são instaladas, a biomecânica do nosso corpo é alterada. Os encurtamentos musculares, com sua rigidez característica e suas alterações posturais, alteram a distribuição das cargas que são impostas ao nosso corpo, frequentemente concentrando essa carga em um ponto específico, o que causa desgaste articular; geram compressão das articulações, que por sua vez predispõe ao atrito entre as estruturas; dificultam os movimentos ocasionando um maior gasto energético.

         

Todo esse mecanismo de compressão articular, de má distribuição de cargas, de limitação de movimentos, de atrito entre estruturas, ocasionado pelos encurtamentos musculares crônicos e suas alterações posturais estão na origem de diversas patologias, e é por esse motivo que é tão importante cuidar da postura!

 

Fonte: Beatriz Elisa - Fisioterapeuta e RPGista Souchard

 

  • Veja parte de uma matéria, sobre os perigos de uma postura errada, publicada na revista Superinteressante:

 

Não é só dor nas costas. Várias doenças, de enxaqueca até  pedra nos rins, são causadas por má postura. Para ter saúde você precisa aprender a sentar, ficar em pé e deitar do jeito certo.

 

De que adianta uma dieta saudável se o estômago está espremido entre as costelas, o intestino amassado pelo tronco e os nutrientes tirados da comida não circulam porque as veias foram obstruídas por vértebras mal empilhadas? Ou, então, de que vale largar o cigarro quando o pulmão está tão esmagado que não sobra espaço para o ar puro? E para que serve, afinal, um corpo forte e musculoso se as juntas não funcionam e as costas doem a qualquer movimento?

 

          Os médicos estão cada vez mais convencidos de que, sem uma boa postura, não dá nem para sonhar com um corpo saudável. “As evidências de que muitas doenças nos órgãos estão ligadas à posição do corpo tornaram-se incontestáveis”, afirma o pesquisador americano Donald Harrison, da Universidade do Sul da Califórnia. “Sabemos que enfermidades nos pulmões, rins e no estômago estão associados à coluna”, concorda o ortopedista Ronaldo Azze, da Universidade de São Paulo. “Não há mais dúvidas de que uma boa saúde depende também da postura.”

 

Órgãos precisam de espaço

         Não fossem seus ossos, você se pareceria muito com um saco de batatas. O esqueleto serve para sustentar seu corpo em pé, mas não é só isso. É ele que mantém as veias esticadas, separa os pulmões do coração e segura o sistema digestivo no lugar. Enfim, sem ele não haveria espaço para nenhuma de suas engenhosas maquininhas internas funcionarem. Isso tudo, é claro, se cada osso estiver no lugar certo. Um corpo curvado, com ossos tortos, atrapalha mais do que ajuda.

          

Instalações
RPG Fortaleza RPG Souchard Fortaleza
RPG Fortaleza
RPG Fortaleza
Nosso endereço

CIF - CENTRO INTEGRADO DE FISIOTERAPIA

Rua João Carvalho, 300, Sl 06- Aldeota - Fortaleza - CE
cifceara@gmail.com

 (85) 3045-4535

     

 

Encontre-nos
  • facebook
  • 1668fefe9eca1566d239f5101c2af490.png_srz_p_23_23_7.png