Alterações morfológicas/posturais

          Os dismorfismos estão na origem de lesões articulares: 80% dos casos de lesões articulares vêm de alterações posturais. (Souchard, 2012)

        Confira e entenda algumas alterações posturais:

Anteriorização da cabeça

         A cabeça encontra-se fixada em uma posição à frente do restante do corpo. Esta alteração é de responsabilidade de músculos anteriores, os quais estão envolvidos com a respiração, mais precisamente com a nossa inspiração. 

           A anteriorização é uma alteração altamente inestética e frequemente é acompanhada por dores cervicais.

          A RPG trabalha perfeitamente bem com essa alteração, suavizando-a logo nos primeiros atendimentos e logo diminuindo a sintomatologia dolorosa.

Hipercifose Torácica

       A nossa coluna torácica consiste em uma curvatura denominada cifose. Quando há o aumento dessa curvatura, essa alteração é chamada hipercifose torácica.

        A hipercifose torácica é ocasionada por uma tensão de um dos nossos músculos responsáveis pela inspiração, o qual traciona a coluna para frente e para baixo, gerando o dorso curvo.

        Além de ser uma alteração que influencia       

negativamente na estética corporal e funcionalidade, ela está associada a dificuldades ventilatórias, pois o aumento da curvatura provoca a convergência das costelas e a diminuição da amplitude dos seus movimentos. Os lobos superiores dos pulmões podem passar a praticamente não receberem ventilação e o padrão respiratório é modificado.

         A RPG por dar a devida importância à respiração e ao diafragma, trabalha muito bem a hipercifose torácica, podendo diminuir o grau da curvatura, alcançando uma postura melhor esteticamente e funcionalmente.

         

Desvios laterais do joelho

       Os desvios laterais do joelho podem ser observados ao ficar de pé, e juntar as pernas.

         A pessoa que tem os joelhos ditos normais, ao juntar as pernas, encosta um joelho no outro,  

assim como encosta, simultaneamente, os maléolos (ossinhos do tornozelo) um no outro. Confira as características de quem apresenta alterações dos joelhos: 

  • Joelho Valgo: Nos joelhos valgos, os joelhos se tocam, porém os maléolos ficam afastados um do outro. Esse tipo de joelho é instável, e quem o apresenta sente que sua articulação não é firme e, geralmente, sente dificuldades em corridas de longa distância, em caminhadas e em subidas.

  • Joelho Varo: As pessoas que apresentam joelhos varos, ao juntar as pernas, observam que seus joelhos ficam afastados um do outro e só os maléolos juntam-se.

          Os desvios laterais dos joelhos além de influenciar na estética da pessoa, podem gerar artrose, em virtude de que as cargas não estão repartidas com igualdade entre os compartimentos externo e interno do joelho.

Retificação Torácica

          É a diminuição da cifose torácica; a coluna torácica perde sua curvatura. 

          A retificação torácica é ocasionada pela rigidez dos músculos posteriores da coluna.

          Está associada à diminuição da capacidade respiratória.

Hiperlordose Lombar

          Trata-se do aumento da curvatura lombar. É ocasionada pela tensão de músculos posteriores e anteriores do nosso corpo e também pela tensão de um dos nossos músculos responsáveis pela respiração.

          É frequentemente apresentada por pessoas com sobrepeso, por pessoas sem energia e desanimadas, por pessoas com fraqueza da musculatura abdominal e por mulheres em estado de gravidez avançada.

Retificação lombar
RPG Fortaleza

Leia mais

          Consiste na diminuição da curvatura lombar.         É ocasionada pelo encurtamento crônico de músculos posteriores do quadril, é uma alteração postural cada vez mais frequente atualmente, atingindo grande parte da população.

         Quem apresenta esta alteração, geralmente é mais reto posteriormente, deixando o bumbum "escondido".

          Esta alteração está ligada a lombalgias e patologias discais lombares: degeneração discal, protusões e hérnias de disco.

          A RPG oferece uma ótima alternativa a estes pacientes, ao passo que trabalha buscando retomar a curvatura normal da nossa coluna lombar, diminuindo rapidamente a sintomatologia dolorosa, melhorando a estética corporal e proporcionando melhor qualidade de vida!

Sacro horizontal

        Por causa da inclinação do corpo da primeira vértebra sacral (S1), o corpo da quinta vértebra lombar (L5) tende a deslizar para baixo e para a frente. Este é o mecanismo da espondilolistese, a qual pode evoluir para uma espondilólise, onde há o acontecimento de uma fratura em região específica da vértebra.

Alterações dos pés
Clinica RPG Fortaleza

Leia mais

        É preciso estar muito atento às alterações do pé. Suas patologias são de pesadas consequências. Se os pés são acometidos por traumas, fraturas, cirurgias, doenças genéticas ou posturais, poderá ocorrer no corpo, uma série de compensações e desvios.

Instalações
RPG Fortaleza RPG Souchard Fortaleza
RPG Fortaleza
RPG Fortaleza
Nosso endereço

CIF - CENTRO INTEGRADO DE FISIOTERAPIA

Rua João Carvalho, 300, Sl 06- Aldeota - Fortaleza - CE
cifceara@gmail.com

 (85) 3045-4535

     9 9611-1940

 

Encontre-nos
  • facebook
  • 1668fefe9eca1566d239f5101c2af490.png_srz_p_23_23_7.png
  • tbird