Alterações morfológicas dos pés
É preciso estar atento às alterações dos pés. Suas patologias podem trazer grandes consequências. Se os pés são acometidos por traumas, fraturas, cirurgias, doenças genéticas ou posturais, poderá ocorrer no corpo, uma série de compensações e desvios.
Hoje, pela popularidade da corrida de rua e pelo marketing das empresas de tênis, muitas pessoas já ouviram falar em algumas alterações que o pé pode apresentar, como é o caso da supinação e da pronação.
Mas, o que é interessante saber, é que estas alterações morfológicas dos pés (alterações na forma do pé) – pé pronado, supinado, cavo, plano, são, em sua maioria, ocasionadas pelo desequilíbrio de certas musculaturas do corpo. E podem ser corrigidas ou suavizadas, pelo trabalho das cadeias de coordenação neuromuscular, realizado pela Reeducação Postural Global.
Pé supinado.
A RPG atua nas alterações dos pés, melhorando a pisada e aliviando possíveis dores e patologias relacionadas, como é o caso da fascite plantar.
É comum pacientes relatarem a melhora da pisada – verificada pelo desgaste do calçado novo, o qual não fica marcado só de um lado, como antes, por exemplo; e relatarem a melhora de dores que sentem embaixo do pé durante a prática da corrida, assim como pacientes com fascite plantar logo relatam o alívio das dores ao pisar pela manhã ou após passarem algum tempo sentados ou deitados.
Beatriz Elisa - Fisioterapeuta e RPGista Souchard.
Imagem de resultado de tratamento de RPG no pé pronado (pé esquerdo).