Escoliose

           É uma condição que faz com que a coluna se incline para os lados e gire ao longo de seu eixo vertical, provocando mudanças na forma e posição da coluna, tórax e tronco.

            Existem  vários tipos diferentes de escoliose que afetam crianças e adolescentes, o mais comum é a escoliose idiopática, o que significa que a causa exata desta condição não é conhecida. 

            A escoliose ocorre em crianças aparentemente saudáveis e pode progredir em relação a múltiplos fatores durante qualquer período de crescimento. 

Sinais da Escoliose

Escoliose Tratamento Fortaleza

Por que tratar a escoliose?

     

            Quando não tratada, a escoliose pode levar a deformidades severas e visíveis do tronco, comprometendo a qualidade de vida e podendo trazer pesadas consequências psicológicas e impacto emocional. A capacidade e a biomecânica funcional do tórax, aptidão geral e capacidade de trabalho podem sofrer limitações, assim como pode existir um risco maior de problemas de saúde na vida adulta e dor. Uma escoliose que não é tratada poderá também trazer a necessidade de cirurgia da coluna vertebral.

Por quê é importante a detecção e o tratamento precoce da escoliose?

             Identificar a  escoliose de forma precoce  possibilita que uma escoliose ainda pequena  e pouco perceptível seja detectada, abrindo espaço para o  tratamento precoce  desta  condição, o qual poderá ser capaz de controlar a progressão da escoliose evitando os problemas maiores, que uma maior escoliose traz consigo, inclusive afastando a necessidade de cirurgia.

Quando devo pesquisar se há uma escoliose?

            É importante consultar um ortopedista para avaliar se há escoliose entre o período de 8 e 10 anos. Havendo escoliose, é importante procurar um fisioterapeuta especialista para iniciar o tratamento. Lembre-se que uma pequena escoliose nessa idade tem todo um potencial de piora se não cuidada antes e durante o período de crescimento. Não sendo identificado desvios nessa primeira avaliação, ainda é válido avaliar novamente entre 11 e 14 anos de idade.

 

Tratamento

           

            Sempre que for identificado escoliose, procure um fisioterapeuta especialista, mesmo que o médico não tenha feito esta indicação. A fisioterapia realizada por profissional especialista em escoliose pode mudar o curso desta condição, prevenindo o agravamento e afastando necessidade de cirurgias futuras.

            O tratamento da escoliose deve seguir diretrizes recomendadas pelas sociedades internacionais de pesquisa em escoliose e ser realizado por fisioterapeuta com formação em alguma das escolas recomendadas. O tratamento deve ter evidência científica.

 

Dra Beatriz Elisa - Fisioterapeuta especialista em escoliose

168623 - F

- Formação no método SEAS - Scientific Especific Approach to Scoliosis and Spinal Disorders (Abordagem científica específica para escoliose e distúrbios da coluna vertebral)

- Formação avançada em Escoliose pelo Instituto Philippe E. Souchard de Reeducação Postural Global - RPG

- Formação com certificação nacional e internacional em RPG SOUCHARD.

            Trata diariamente casos de escoliose desde 2012, além de ser uma das pioneiras a atuar com a prática baseada em evidências científicas no tratamento de escoliose em Fortaleza. Atualização constante.

                       

                                                   

                                                               

 

 

 

Veja alguns resultados de nossos pacientes:

Tratamento para escoliose em Fortaleza

Especialista

em

Escoliose

Fortaleza

Escoliose dorsolombar esquerda, inicialmente com 35 graus cobb e, durante tratamento, 18 graus cobb. 22 idas à clínica para a obtenção desse resultado. Paciente adolescente em crescimento.

Clinica RPG

Artigos sobre escoliose:

Clinica de RPG
Escoliose Fortaleza
 
Escoliose: Prevenir é Melhor do que Remediar
          É melhor prevenir do que remediar, e nenhum médico ou profissional de saúde jamais dirá algo diferente. O termo prevenção refere-se às várias etapas e ações tomadas para eliminar, ou pelo menos reduzir, o risco de ocorrência de eventos indesejáveis. No setor da saúde, existem inúmeras campanhas realizadas com o objetivo de prevenir uma série de problemas, como doenças sexualmente transmissíveis, e para destacar os riscos associados às escolhas de estilo de vida pouco saudáveis, como fumar e comer muita comida gordurosa.
          No caso da escoliose, prevenção significa identificar o problema no momento ideal - isto é, logo no início! Detectar a condição em um estágio inicial, quando a deformidade pode tender a passar despercebida nos dá a possibilidade de evitar ou reduzir a necessidade de métodos mais invasivos de tratamento, incluindo cirurgia.
Escoliose e Esportes

          Os esportes, além dos exercícios, são um meio natural de cultivar e melhorar as boas habilidades neuromotoras do corpo do adolescente, pois fortalecem as qualidades fisiológicas básicas da coluna em dificuldade e reduzem os efeitos colaterais da órtese quando e se prescritos; mesmo com uma cinta, as atividades esportivas são possíveis.

Escoliose tem cura?

          A escoliose não pode ser curada. Cura significaria voltar a zero graus, o que é realmente excepcional, mas o que realmente importa é ter uma leve curva, mesmo que a coluna não esteja perfeitamente reta.

Quanto tempo dura o tratamento para escoliose?

            A terapia de escoliose termina no final do crescimento ósseo, quando a fase de monitoramento começa com verificações periódicas, dependendo da entidade, ou seja, anual, a cada dois ou a cada três anos.

 
 
 
Instalações
RPG Fortaleza RPG Souchard Fortaleza
RPG Fortaleza
RPG Fortaleza
Nosso endereço

CIF - CENTRO INTEGRADO DE FISIOTERAPIA

Rua João Carvalho, 300, Sl 06- Aldeota - Fortaleza - CE
cifceara@gmail.com

 (85) 3045-4535

     

 

Encontre-nos
  • facebook
  • 1668fefe9eca1566d239f5101c2af490.png_srz_p_23_23_7.png