Para começar, um sujeito que tem lordose, que é uma curvatura para dentro nas costas, ou escoliose, nome que se dá à coluna torta para o lado, simplesmente não consegue inflar completamente os pulmões. Ele respira menos...

 

          Como conseqüência, o sangue torna-se mais pobre em oxigênio. Não bastasse isso, circula com mais dificuldade. “Nossos tecidos são como esponjas”, compara o ortopedista Fernando Bertolucci, de São Paulo. “Se ficamos curvados, as células se amontoam umas nas outras, espremendo a esponja. Daí o sangue não consegue entrar nelas.”

 

          Como faltam oxigênio e nutrientes, o organismo acaba se enfraquecendo. A próxima vítima é o sistema imunológico, que se torna ineficiente. Por causa de uma coluna mal posicionada, temos então um paciente sujeito a todo tipo de doenças. Os outros órgãos também sofrem com a falta de espaço. Até os sentidos acabam prejudicados. “Um pescoço tenso demais atrapalha a visão porque não permite que a cabeça vire facilmente”, diz Prado. Resumindo: nada funciona direito.

 

Um conjunto delicado de articulações

          A preocupação com a postura resulta da consciência de que todas as partes do corpo estão ligadas. Os músculos não são apenas feixes isolados. Eles fazem parte de grandes cadeias que podem conectar os pés à cabeça. “São como um elástico”, compara a fisioterapeuta Amélia Pasqual Marques, da Universidade de São Paulo. “Não adianta puxar uma ponta, que a outra cede. Temos que mexer em tudo ao mesmo tempo.”

 

          Os ossos, do mesmo modo, estão presos uns nos outros. Por isso é inevitável que uma pisada torta acabe inclinando a bacia e, por fim, curvando a coluna. É por isso também, que muitas vezes as dores nas costas costumam ser reflexo de problemas em outros lugares”.

 

Nada no lugar

 

Saiba tudo que uma postura ruim, pode causar:

 

Sem saída

Uma prisão de ventre pode ser reflexo de um intestino esmagado pelo peso das costas.

 

Rim ruim

Acredite: as costas curvadas podem ser as culpadas pelos cálculos renais. Elas amassam os rins, fazendo com que eles funcionem mal.

 

Dor de cabeça

É bem provável que a causa de muitas enxaquecas esteja mais embaixo – na posição da coluna cervical.

 

Sangue preso

Posturas ruins amassam as veias e atrapalham a circulação sanguínea, além de abafar os batimentos cardíacos.

 

Autodigestão

Dentro de um estômago prensado, os ácidos da digestão acabam atacando as paredes do próprio órgão. Resultado: úlcera.

 

Todo torto

Dor nas costas é batata. Qualquer problema postural nos pés, ombros, na bacia ou no pescoço acaba doendo na coluna.

 

Fraqueza imunológica

Por causa dos órgãos esmagados, faltam nutrientes e oxigênio para o corpo, o que o deixa enfraquecido. A vítima fica mais propensa a pegar infecções.

 

Sufocado

Pessoas curvadas absorvem menos oxigênio porque têm os pulmões comprimidos. O risco de pneumonia é maior.

 

 

Como cuidar da postura:

 

          Se você já apresenta uma má postura e alterações morfológicas, o tratamento mais indicado é a Reeducação Postural Global - RPG. 

 

          Se você quer prevenir problemas posturais, e com isso, problemas de saúde, é importante que mantenha hábitos de vida saudáveis e saiba o que pode ocasionar os problemas morfológicos. 

Artigos sobre postura:

Instalações
RPG Fortaleza RPG Souchard Fortaleza
RPG Fortaleza
RPG Fortaleza
Nosso endereço

CIF - CENTRO INTEGRADO DE FISIOTERAPIA

Rua João Carvalho, 300, Sl 06- Aldeota - Fortaleza - CE
cifceara@gmail.com

 (85) 3045-4535

     

 

Encontre-nos
  • facebook
  • 1668fefe9eca1566d239f5101c2af490.png_srz_p_23_23_7.png