Tênis especial que corrige pisada não é garantia de proteção contra lesões

          Pesquisas apontam que não existe embasamento suficiente e confiável que justifique a prescrição de tênis especiais para pisada pronada ou supinada.

 

          Percebo que a principal preocupação dos corredores na escolha do tênis é se ele é adequado para o seu tipo de pisada: neutra (pé alinhado), pronada (a parte posterior do pé é “caída” para dentro) ou supinada (a parte posterior do pé é “caída” para fora).

          Na verdade esta não é somente uma percepção minha: uma pesquisa norte americana mostrou que 73% dos corredores de cross-country do país consideram a compatibilidade com o tipo de pisada o principal fator de escolha do tênis. Porém, será que essa preocupação é realmente válida? Um tênis que corrija a pisada vai proteger o corredor de lesões? As pesquisas científicas atuais vêm mostrando que talvez não.

          Uma pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine em 2013 acompanhou o treinamento de 927 corredores novatos por 1 ano. Todos receberam exatamente o mesmo modelo de tênis para usar durante esse ano.

          Quem tinha pisada neutra recebeu um tênis neutro, quem tinha pisada pronada ou supinada recebeu o mesmo tênis neutro. Ao final de um ano, o índice de lesões e dores entre os grupos foi o mesmo! Não corrigir a pronação ou supinação com o tênis não aumentou as lesões entre os corredores.

          Em 2011 um grupo de pesquisadores canadenses estudou mulheres treinando por 13 semanas para uma meia maratona. Eles viram que as que tinham pisada pronada e usavam um tipo tênis para corrigi-la (tênis para pronação) sentiam mais dor do que as que tinham pisada pronada, porém usavam um tênis neutro, sem correção.

           Um apanhado de várias pesquisas apontou que não existe embasamento suficiente e confiável que justifique a prescrição de tênis especiais para pisada pronada ou supinada.  Você pode ouvir sugestões, opiniões baseadas na experiência, mas entenda que não há nenhum prova concreta de que um tênis especial prevenirá ou tratará lesões.

          A minha sugestão pessoal é: use um tênis no qual você se sinta confortável, e tente deixar um pouco de lado a ideia de que o calçado é o artigo mais importante da corrida e que ele te protegerá contra lesões. O mais importante para a corrida é um bom condicionamento físico e muscular e um padrão de movimento adequado.

 

Fonte: Raquel Castanharo - Fisioterapeuta, mestra em biomecânica da corrida na USP, realizou pesquisa em biomecânica da coluna na usiversidade de Waterloo, Canadá. 

Instalações
RPG Fortaleza RPG Souchard Fortaleza
RPG Fortaleza
RPG Fortaleza
Nosso endereço

CIF - CENTRO INTEGRADO DE FISIOTERAPIA

Rua João Carvalho, 300, Sl 06- Aldeota - Fortaleza - CE
cifceara@gmail.com

 (85) 3045-4535

     9 9611-1940

 

Encontre-nos
  • facebook
  • 1668fefe9eca1566d239f5101c2af490.png_srz_p_23_23_7.png
  • tbird