Postura correta ao dirigir

A MANEIRA DE SENTAR NO CARRO AFETA AS COSTAS. FAÇA OS AJUSTES E POSICIONE-SE BEM ATRÁS DO VOLANTE:

 

- Sempre recue o bumbum até ele encostar no banco, para que a lombar fique bem apoiada e a coluna fique reta. Se a região lombar da coluna está muito afastada do assento, isso faz com que o corpo todo perca o alinhamento adequado

 

- Os joelhos não devem ficar muito dobrados, nem esticados. O banco deve estar a uma distância que permita o acionamento total do pedal da embreagem, de modo que para isso o joelho ainda se mantenha levemente dobrado e não deixe o quadril deslizar para frente. Joelhos muito flexionados, após um certo período de tempo, prendem a circulação dos membros inferiores e pode causar edema e tensão.

 

- Os pés devem repousar totalmente apoiados no piso do carro enquanto não estão sendo usados.Ajuste o encosto do banco depois da distância do assento.

 

- Encosto: A coluna deve ficar em contato com o encosto. O melhor ângulo é entre 100 e 120 graus: a inclinação excessiva não permite que o motorista mantenha uma boa postura; assim como o encosto muito reto também deixa os músculos tensos, provocando desconforto.

 

- Os cotovelos devem estar semi-flexionados, evitando a tensão desnecessária dos músculos da região do ombro. Observe também que se o banco está muito distante do volante, mantendo os cotovelos esticados, a tendência é que sua coluna perda o apoio do encosto, aumentando a curvatura torácica e projetando a cabeça para frente. Uma boa dica é manter o banco numa distância em que para você colocar as mãos no topo da direção, com os cotovelos esticados, não seja necessário o seu corpo afastar do encosto, então é só checar se as mãos ficam juntas no alto do volante sem desgrudar os ombros do banco.

- Sem tirar as costas do banco verifique se os comandos do painel e alavanca do câmbio estão à mão e são fáceis de usar.

- As mãos não devem ficar muito elevadas (se ficam assim causam tensão nos ombros). Segure o volante com as mãos correspondentes aos ponteiros de um relógio na posição 9:15h.

- A cabeça deve estar na altura do apoio. Para encontrar a melhor posição de apoio de cabeça, levante-o até que a linha dos olhos fique bem na metade do encosto.

- Cinto de segurança: Posicione a faixa superior do cinto bem no meio do ombro, e não em volta do pescoço, para evitar enforcamento e fraturas em caso de acidentes. 

Observação!

          Um grande inimigo da coluna são as bolsas de mão: Muitas pessoas tem o costume de quando entram no carro, colocam a bolsa no banco de trás, esse movimento de torção, somado ao peso da bagagem podem causar graves lesões.