Estresse x DORT

Atenção trabalhadores, RELAXEM!!

 

Descobertas recentes relacionam estresse e distúrbio musculoesquelético.

 

Segundo Salgado (2010), o Sistema Nervoso Central (SNC), quando ativado pelo estresse, age de três formas, as quais podem influenciar no aparecimento de Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

 

  1. O estresse ativa o SNC, induzindo o aumento do tônus muscular, o que favorece o aumento da carga biomecânica dos músculos e tendões, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de DORT.

  2. O estresse ativa o SNC, desencadeando uma reação da qual pode ocorrer o desequilíbrio hidroeletrolítico e aparecer edema. O tecido edemaciado pode levar à compressão local de nervos, contribuindo para os DORT.

  3. O estresse ativa o SNC, que por sua vez ativa a produção e liberação de citocinas pró-inflamatórias, as quais podem estar relacionadas aos edemas de inflamação dos tendões.

 

Fonte:

SALGADO, A.S.I. Saúde integral: Fisioterapia Corpo e Mente. 2 ed. Londrina: Escola de Terapia Manual e Postural, 2010.

 

        Quem sofre com os DORT pode obter excelentes resultados com a RPG Souchard, a qual trabalha para o relaxamento da musculatura envolvida, diminuindo o seu tônus muscular e a carga imposta sobre ela; e atua para a remissão da dor, do processo inflamatório e da compressão articular. A RPG Souchard trabalha ainda sobre a respiração e o diafragma, o que contribui para a diminuição do estresse.

 

 

Instalações
RPG Fortaleza RPG Souchard Fortaleza
RPG Fortaleza
RPG Fortaleza
Nosso endereço

CIF - CENTRO INTEGRADO DE FISIOTERAPIA

Rua João Carvalho, 300, Sl 06- Aldeota - Fortaleza - CE
cifceara@gmail.com

 (85) 3045-4535

     

 

Encontre-nos
  • facebook
  • 1668fefe9eca1566d239f5101c2af490.png_srz_p_23_23_7.png