Escoliose

           É uma condição que faz com que a coluna se incline para os lados e gire ao longo de seu eixo vertical, provocando mudanças na forma e posição da coluna, tórax e tronco.

            Existem  vários tipos diferentes de escoliose que afetam crianças e adolescentes, o mais comum é a escoliose idiopática, o que significa que a causa exata desta condição não é conhecida. 

            A escoliose ocorre em crianças aparentemente saudáveis e pode progredir em relação a múltiplos fatores durante qualquer período de crescimento. 

Sinais da Escoliose

Por que tratar a escoliose?

     

            Quando não tratada, a escoliose pode levar a deformidades severas e visíveis do tronco, comprometendo a qualidade de vida e podendo trazer pesadas consequências psicológicas e impacto emocional. A capacidade e a biomecânica funcional do tórax, aptidão geral e capacidade de trabalho podem sofrer limitações, assim como pode existir um risco maior de problemas de saúde na vida adulta e dor. Uma escoliose que não é tratada poderá também trazer a necessidade de cirurgia da coluna vertebral.

Por quê é importante a detecção e o tratamento precoce da escoliose?

             Identificar a  escoliose de forma precoce  possibilita que uma escoliose ainda pequena  e pouco perceptível seja detectada, abrindo espaço para o  tratamento precoce  desta  condição, o qual poderá ser capaz de controlar a progressão da escoliose evitando os problemas maiores, que uma maior escoliose traz consigo, inclusive afastando a necessidade de cirurgia.

Quando devo pesquisar se há uma escoliose?

            É importante consultar um ortopedista para avaliar se há escoliose entre o período de 8 e 10 anos. Havendo escoliose, é importante procurar um fisioterapeuta especialista para iniciar o tratamento. Lembre-se que uma pequena escoliose nessa idade tem todo um potencial de piora se não cuidada antes e durante o período de crescimento. Não sendo identificado desvios nessa primeira avaliação, ainda é válido avaliar novamente entre 11 e 14 anos de idade.

 

Tratamento

           

            Sempre que for identificado escoliose, procure um fisioterapeuta especialista, mesmo que o médico não tenha feito esta indicação. A fisioterapia realizada por profissional especialista em escoliose pode mudar o curso desta condição, prevenindo o agravamento e afastando necessidade de cirurgias futuras.  

 

Instalações
RPG Fortaleza RPG Souchard Fortaleza
RPG Fortaleza
RPG Fortaleza
Nosso endereço

CIF - CENTRO INTEGRADO DE FISIOTERAPIA

Rua João Carvalho, 300, Sl 06- Aldeota - Fortaleza - CE
cifceara@gmail.com

 (85) 3045-4535

     

 

Encontre-nos
  • facebook
  • 1668fefe9eca1566d239f5101c2af490.png_srz_p_23_23_7.png