Cervicalgia (dor no pescoço)
Quem nunca sentiu o pescoço incomodar?! São poucos, e certamente se você ainda não sentiu, muito provavelmente sentirá. A dor no pescoço - cervicalgia, é muito frequente na população, onde duas a cada três pessoas irão vivenciar a dor cervical em algum momento de suas vidas.
Os motivos são muitos e vão desde fatores posturais e desordens mecânicas, fatores psicológicos e emocionais e fatores ergonômicos a excesso de sobrecarga dos membros superiores e problemas em outras regiões do corpo.
Sintomas relacionados a problemas na cervical
- Rigidez nos movimentos e alteração da mobilidade do pescoço, dor ao tocar em algumas regiões do pescoço, podendo também abranger a região do ombro.
- Dor de cabeça, tontura, zumbidos;
- Dores irradiadas para o braço, com alterações de sensibilidade (formigamento, dormência) e fraqueza.
Causas
Uma causa comum da dor no pescoço é o esforço muscular ou a tensão. Geralmente, as atividades diárias são responsáveis pela tensão e dor no pescoço. Essas atividades incluem se curvar durante horas sobre uma mesa de escritório, ter má postura ao assistir TV ou ler, colocar o monitor do computador muito alto ou muito baixo, dormir em uma posição desconfortável ou torcer e girar o pescoço abruptamente ao fazer exercícios.
Outras causas de dor no pescoço incluem:
- Outras doenças, como fibromialgia
- Artrite cervical ou espondilose
- Ruptura de disco
- Pequenas fraturas da coluna por osteoporose
- Estenose espinhal (estreitamento do canal espinhal)
- Infecção da coluna (osteomielite, discite, abscesso)
- Câncer que afeta a coluna
Considerações
Quando há dor no pescoço, pode ser difícil movimentá-lo, principalmente para um dos lados. Muitas pessoas descrevem isso como rigidez no pescoço ou torcicolo.
Se a dor no pescoço envolver nervos (por exemplo, espasmo muscular significativo pinçando um nervo ou um disco deslocado pressionando um nervo), você pode sentir dormência, formigamento ou fraqueza no braço, na mão ou em alguma outra parte do corpo.
Quando procurar tratamento
- Se as dores no pescoço e a tensão muscular no pescoço e ombros são frequentes;
- Se você não consegue movimentar seu pescoço livremente;
- Se movimentar a cabeça e pescoço provocam ruídos.