Cefaleia/Dor de cabeça tensional

O que é uma dor de cabeça de tensão ?

          A cefaleia tensional é uma dor de cabeça causada por músculos tensos em seu rosto, pescoço ou couro cabeludo. Ela também é chamada, às vezes, de uma cefaleia de contração muscular. Dores de cabeça tensionais são muito comuns.


Como ela ocorre?
          Os músculos do seu rosto, pescoço e couro cabeludo podem tornar-se tensos por causa de: ansiedade ou estresse; permanecer em uma posição por um longo tempo; lesão, tal como num acidente de carro; depressão.
Dores de cabeça também pode ser desencadeada por: Dormir muito pouco ou demais; comer muito pouco ou demais; beber muito álcool; estar em um lugar barulhento; trabalhar muito dentro de casa ou ao ar livre; algumas condições médicas .


Quais são os sintomas ?
          Os sintomas podem ser: um sentimento de como uma faixa apertada estivesse em torno de sua cabeça; dor surda e constante, que piora ao longo do dia, às vezes com o pescoço dolorido; dificuldade de concentração; dificuldade em dormir; dor que começa ou piora com o estresse , a fadiga , o ruído, ou o brilho.
Seus músculos podem contrair-se bruscamente ou ter espasmos. Às vezes, você pode sentir com se sua cabeça estivesse latejando.


Como é diagnosticada?
          Seu médico irá perguntar sobre seus sintomas e examiná-lo. Nenhum teste pode confirmar que a dor de cabeça é uma cefaleia tensional. O diagnóstico é baseado em seus sintomas, histórico médico e um exame físico.
Seu médico pode perguntar:
Quando a dor de cabeça começa? Quão ruim é isso? Onde se localiza a dor? Que tipo de dor é? É forte, queima, ou é latejante? Você tem outros sintomas, como formigamento ou fraqueza? Você tem febre? Você se sente doente ou vomita? Você tem dor nos olhos ou mudanças na visão? Você teve um acidente ou lesão antes que a dor começou? Você tomou algum tipo de droga antes que a dor começou? Você já teve outras dores de cabeça como esta? Que estresse que você está tendo? Qual é a sua história familiar para dores de cabeça?
Às vezes é difícil saber se uma dor de cabeça é a cefaleia tensional, ou uma dor de cabeça da enxaqueca moderada.


Como é o tratamento?
          Você pode reduzir a tensão muscular e aliviar a dor com: medicamentos analgésicos sem receita; exercícios de relaxamento; exercício físico regular.
Se a dor persistir , o médico pode: Encaminhá-lo para a fisioterapia; Recomendar a terapia de biofeedback ( uso de uma máquina para ajudá-lo a aprender a controlar a tensão muscular); Prescrever um analgésico mais forte.


Quanto tempo os efeitos duram?
          Os sintomas geralmente duram algumas horas até um dia. Tomar remédios contra a dor de cabeça de forma muito frequente, pode causar dores de cabeça. Essas dores de cabeça são chamadas dores de cabeça rebote ou dores de cabeça induzidas pela droga. Ela pode criar um ciclo ruim: Você tem uma dor de cabeça, então você toma remédios contra a dor. Quando o medicamento para a dor passa o efeito, isso provoca outra dor de cabeça, o que faz com que você tome mais medicamento, o que causa mais dor de cabeça.
          Você está em risco de dores de cabeça rebote, se você tomar remédio para dor 3 ou mais dias por semana. Exemplos de medicamentos sem receita médica que podem causar dores de cabeça de rebote são a aspirina, acetaminofeno, e ibuprofeno. Alguns medicamentos prescritos para a dor também podem causar este problema. Converse com seu médico se você está tomando remédio para dor de cabeça mais frequentemente do que 2 ou 3 vezes por semana.


Como posso cuidar de mim mesmo ?
-Descanse em um quarto escuro e tranquilo até que os sintomas diminuam ou desapareçam.
Tome um analgésico, como aspirina, paracetamol, ibuprofeno ou outros medicamentos se o seu médico recomenda ou prescreve. Faça isso assim que notar sintomas. Reconhecer precocemente os sinais de dor de cabeça e iniciar o tratamento imediato é crucial para ter menos dor. Crianças menores de 18 anos de idade não devem tomar aspirina ou produtos que contenham salicilatos (como Pepto-Bismol ) devido ao risco de síndrome de Reye, a menos que recomendado por um médico.
-Alongar e massagear o pescoço, ombros e costas.

-Colocar calor, um bloco de gelo ou um pano frio sobre estas áreas.


Consulte o seu médico imediatamente se: Você tem muito mais dor do que suas dores de cabeça habituais e elas não vão embora; Você repetiu o vômito; Você tem dormência ou formigamento em seu rosto , braços ou pernas; Você sente fraqueza em seus braços e pernas; Você tem dificuldade para enxergar , pensar , falar ou andar.


O que pode ser feito para ajudar a evitar dores de cabeça tensionais?
-Tente identificar e evitar situações que causam tensão ou stress. Considere receber aconselhamento para ajudar a reduzir o estresse em sua vida.
-Faça pausas de tarefas e aprenda a usar técnicas de relaxamento .
-Exercite-se regularmente.
-Durma o suficiente.
-Tente não se esforçar demais.
-Coma refeições regularmente.
-Não fume.
-Não beba muito álcool.
-Mantenha seu senso de humor. Isso reduz a tensão.

Fonte: http://www.physio-therapy.cz/


CEFALÉIA TENSIONAL e a RPG: a RPG Souchard ajuda a aliviar o quadro da cefaleia, ao passo que identifica as musculaturas envolvidas na sintomatologia e pesquisa no corpo do paciente o que pode estar causando e influenciando esse tensionamento muscular. Trabalha, então, de forma a diminuir a tensão, aliviar a sintomatologia e reposicionar o corpo do paciente, de tal forma que perdura o resultado do tratamento no tempo.

Instalações
RPG Fortaleza RPG Souchard Fortaleza
RPG Fortaleza
RPG Fortaleza
Nosso endereço

CIF - CENTRO INTEGRADO DE FISIOTERAPIA

Rua João Carvalho, 300, Sl 06- Aldeota - Fortaleza - CE
cifceara@gmail.com

 (85) 3045-4535

     

 

Encontre-nos
  • facebook
  • 1668fefe9eca1566d239f5101c2af490.png_srz_p_23_23_7.png