Atenção pais, para a saúde dos seus filhos!!
Toda criança deve ser levada a um fisioterapeuta especializado em coluna e/ou a um ortopedista antes que ela entre no estirão do crescimento. A razão disso? A escoliose. Muitas vezes a criança apresenta uma escoliose que passa despercebida inicialmente, mas que pode evoluir e piorar muito durante a fase do rápido crescimento, trazendo problemas físicos, sociais e psicológicos para o adolescente.
Além disso, é cada vez mais comum crianças reclamarem de dores nas costas, chega a ser surpreendente!
Assim como, também é possível encontrar, facilmente, alterações posturais gritantes nos adolescentes, os quais apresentam encurtamentos musculares fortíssimos. Essas alterações, além de influenciarem negativamente em todos os aspectos na vida do escolar, também o torna um futuro candidato à um adulto doente.
Para não ser cupabilizado mais tarde por possíveis problemas de saúde dos seus filhos, fazer um pequeno esforço hoje, e levá-lo aos profissionais recomendados, para que seja verificado a necessidade de correção de alguma alteração, é muito importante.
SERÁ QUE SEU FILHO TEM ESCOLIOSE?
Verifique abaixo alguns sinais característicos da escoliose:
1 - Seu filho tem um ombro mais alto que o outro?
2 - Ele tem uma escápula (omoplata) mais proeminente do que a outra (que aparece mais do que a outra?)
3 - Tem um quadril que parece maior, mais alto ou mais proeminente do que o outro?
4 - Tem a distância entre o braço e o corpo de um lado, maior do que no outro, quando os braços estão esticados livremente nas laterais do corpo? (Uma cintura é mais acentuada do que a outra?)
7 - De costas, existe uma maior "dobra" em um dos lados da cintura do que do outro lado?
8 - A criança parece inclinada para um lado (como se estivesse caindo para um lado..)?
Lembre-se que, mesmo se você não verificar esses sinais, é preciso que um "olho treinado" o avalie. Muitas vezes a escoliose pode estar se formando, e os sinais ainda não são muito perceptíveis. Esse é o melhor momento para que a criança seja acompanhada, dessa forma não se permite a fixação da escoliose, e a criança não tem que passar pelas pesadas consequências dessa patologia.
Cuidar do seu filho, é muito mais que levá-lo à escola!
Para maiores informações, entre em contato com o CIF: (85) 3045-4535
Dra. Beatriz Elisa
168623 F