80% das crianças têm dores nas costas devido ao excesso de peso da mochila escolar

          As mochilas dos estudantes têm peso superior ao recomendado para o seu corpo. Cerca de 80% das crianças entre 8 a 10 anos já apresentam dores nas costas. O transporte de carga excessiva na mochila escolar pode levar os estudantes a ter sequelas severas em sua saúde, incluindo dores na coluna, alterações na marcha e má postura.

          Também a ergonomia escolar inadequada muitas vezes leva os alunos em fase de crescimento e desenvolvimento a apresentar alterações posturais após alguns anos de ida à escola.

          Hoje em dia é comum notarmos crianças que apresentam alterações posturais, e que podem ser responsáveis pela diminuição do interesse do estudante pelas atividades propostas em sala de aula.

          Os padrões posturais assumidos em sala de aula são muito importantes. Estudos demonstram que a maioria das crianças senta na maior parte do tempo com o tronco flexionado, utilizam a mão sobre o queixo durante as atividades na carteira escolar na tentativa de aliviar o peso da cabeça e a maioria apresenta queixas na região do pescoço e da cabeça. 

          A postura adequada na infância ou a correção precoce de desvios posturais nessa fase possibilitam padrões posturais corretos na vida adulta, pois esse período é da maior importância para o desenvolvimento músculoesquelético do indivíduo com maior probabilidade de prevenção e tratamento dessas alterações posturais na coluna vertebral.

          Problemas físicos que podem acometer crianças e adolescentes e que têm início na fase de crescimento constituem fator de risco para disfunções da coluna vertebral irreversíveis na fase adulta.

          A idade escolar compreende a fase ideal para recuperar disfunções da coluna de maneira eficaz. Após esse período, o prognóstico torna-se mais difícil e o tratamento mais prolongado, pois a ossatura e a musculatura já estão formadas.

Fonte: Fisioterapia.com
 

Instalações
RPG Fortaleza RPG Souchard Fortaleza
RPG Fortaleza
RPG Fortaleza
Nosso endereço

CIF - CENTRO INTEGRADO DE FISIOTERAPIA

Rua João Carvalho, 300, Sl 06- Aldeota - Fortaleza - CE
cifceara@gmail.com

 (85) 3045-4535

     9 9611-1940

 

Encontre-nos
  • facebook
  • 1668fefe9eca1566d239f5101c2af490.png_srz_p_23_23_7.png
  • tbird